top of page
8.png

Como entender os candles, velas ou candlesticks


Um candle, candlestick ou vela, é uma forma de mostrar as informações sobre um movimento do preço de um determinado ativo. Essa categoria de gráfico é muito utilizado na análise técnica, pois permite ao operador interpretar as informações do preço de forma rápida.



Criados a partir de uma técnica de análise gráfica de mercado, tem a sua origem reconhecida no Japão em meados do século XVIII, onde os japoneses desenvolveram um método de análise técnica para analisar os preços de contratos futuros de arroz.


Dentre as principais características de um candle, está a sua cor, que mostra a direção do mercado, onde verde indica o aumento de preço e vermelho a queda do preço. (lembrando que as cores podem ser alteradas na plataforma conforme critérios pessoais). O principal objetivo da Análise Técnica através de candlesticks é prever mudanças nos movimentos de preços de um ativo.


Abaixo observaremos a composição dos candles:



Identificação do candle de alta (verde):


A = Máximo preço atingindo

B = Fechamento do preço

C = Abertura do preço

D = Mínimo preço atingido


Identificação do candle de baixa (vermelho):


E = Máximo preço atingindo

F = Abertura do preço

G = Fechamento do preço

H = Mínimo preço atingido


A até B e E até F = Pavio ou sombra superiores

C até D e G até H = Pavio ou sombra inferiores


B até C e F até G = Corpo do candle (vela ou barra)



Outra observação é que os padrões de candles indicam potenciais direções que mercado está buscando naquele momento, podendo ou não o mercado seguir os determinados padrões.



O seu sucesso só depende de você!


Para uma excelente compreensão sobre o mercado financeiro, venha fazer parte do InvestingClass, o curso que vai do zero ao day trade, e que irá te ensinar a operar qualquer mercado que te apresente um gráfico.



bottom of page