18-papeis-de-parede-em-alta-resolucao-do-galaxy-s8-degrade-azul-escuro_edited.jpg

Fundos de Investimentos Imobiliários: O que você precisa saber sobre FIIs

Fundos imobiliários (FIIs) são fundos que tem o objetivo de gerar lucros para quem investir nesses ativos imobiliários, sendo os próprios imóveis, como lajes corporativas (escritórios), shoppings, galpões logísticos (e-commerce), e assim é possível ser dono de uma parcela desses imóveis.



Tipos de fundos Imobiliários


Existem três categorias de fundos que você pode estar investindo.


Fundos de Tijolo


São fundos onde o investimento acontece em empreendimentos físicos, alugados para empresas com contratos típicos e atípicos, esse tipo de fundo tem um risco maior, porém, tem um potencial de ganho maior.


Quando os contratos são típicos, os valores dos aluguéis estão em constantes revisões, porém, o locatário poderá reincidir o contrato pagando uma multa de pequeno valor.


Quando os contratos são atípicos, o locatário está ligado a ele até o vencimento, e caso o contrato seja reincidido, todo o fluxo em aberto é pago, tornando um investimento mais seguro e com retorno mais estável, gerando um rendimento constante.


Esses fundos investem na aquisição ou construção de estabelecimentos para aluguel, como, por exemplo:


- Universidades

- Supermercados

- Galpões Industriais

- Hospitais

- Shoppings



Fundos de Papel


São os fundos que investem em títulos de renda fixa, tendo garantia imobiliária, e os lucros desses fundos acontecem dos juros, dividendos ou das vendas desses títulos no mercado. Possui menos riscos em comparação com os fundos de tijolo, diferente dos imóveis físicos que podem ficar parados e/ou não valorizar como o esperado.


E temos como exemplos:


- CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)

- LCI (Letras de Crédito Imobiliário)

- LH (Letra Hipotecária)

- CEPAC (Certificado de Potencial Adicional de Construção)



Fundos Híbridos ou Mistos


Esse tipo de fundos investe em várias categorias de ativos do setor imobiliário, sendo vantajoso pela diversificação, logo, a carteira desses Fundos Imobiliários pode ser composta por:


- Títulos Imobiliários

- Imóveis de Renda

- Empreendimento para desenvolvimento

- Cotas de FIIs



Vantagens de investir em FIIs


Sua renda mensal é isenta do Imposto de Renda.

Facilidade, diferente do aluguel convencional, onde você precisa desprender grande quantias para comprar o imóvel e ainda cuidar de toda a manutenção.

Segurança em uma carteira diversificada.

  • instagram
  • telegram
  • facebook