top of page
8.png

O que é o mercado financeiro?

Quando falamos de mercado financeiro estamos nos referindo a qualquer mercado onde ocorrem transações de títulos, onde o investidor, podendo ser pessoa física ou jurídica, compra ou vende um determinado ativo, incluindo os mercados de Ações, mercados de Opções, mercados de Câmbio, mercados de Commodities e outros.



A negociação de diversos títulos no mercado financeiro é essencial para o funcionamento normal de uma sociedade capitalista, quando os mercados financeiros falham, pode correr o caos econômico, incluindo recessões e desemprego.


Para assegurar o normal funcionamento do mercado financeiro, algumas instituições têm o papel de regular, supervisionar e mediar as relações e negociações que nelas decorrem.


Geralmente, eles são:


Bacen — Banco Central do Brasil

CVM — Comissão de Valores Mobiliários

CMN — Conselho Monetário Nacional Agente intermediário


O Banco Central ou Bacen é um órgão federal diretamente relacionado ao Ministério da economia.

Devido a sua função, muitas vezes é considerado um “banco dentro de um banco”.

O Bacen é o órgão responsável por autorizar e fiscalizar as operações das instituições financeiras que atuam no Brasil. Também inclui o monitoramento dos mercados de crédito. As outras responsabilidades do banco são implementar a política monetária, emitir papel-moeda e garantir o equilíbrio do mercado.


A CVM, Comissão de Valores Mobiliários, também é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia. Sua principal função é desenvolver, regular, fiscalizar e regular o mercado brasileiro de valores mobiliários (ações, títulos, contratos futuros e cotas de fundos de investimento).


O CMN, Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e é responsável pela formulação da política monetária e de crédito. Tendo como objetivos a estabilidade monetária e o desenvolvimento social e econômico do país.

bottom of page